Select Page

Como planejar um intercâmbio?

January 30, 2021 |
planejamento-au

No começo planejar um intercâmbio parece ser muito difícil, muitas coisas para pensar, pesquisar e preparar, muitos documentos, mas não se desespere, separe um tempo para organizar tudo o  que você precisa saber, com isso tudo vai ficando mais claro e fácil.

Quando iniciei o planejamento do meu intercâmbio a dois anos atrás, eu não tinha ideia por onde começar, existiam muitas empresas, países lindos e preços bem diferentes. Logo no início eu tinha 3 países em mente, Austrália, Irlanda e Canadá. Porém o Canadá só permite estudar se fizesse um curso profissionalizante.  Então fiquei com Austrália e Irlanda, mas com um peso muito grande na Austrália pois minha irmã mora lá há mais de 8 anos, despois de muita pesquisa, escolhi a terra dos cangurus.


Vamos lá, gosto muito de usar o notion para fazer minhas anotações e salvar links, ele é gratuito, você pode logar pelo gmail e usar no computador, mobile, laptop. Então crie uma page e comece a anotar tudo que você precisa para tornar seu intercâmbio realidade.

Trace seu objetivo

O primeiro passo, antes de começar qualquer pesquisa, pergunte para você, qual o objetivo do seu intercâmbio? É apenas aprender inglês? Você gostaria de fazer um curso profissional? Quer estudar e trabalhar?

Esse passo é muito importante para você conseguir planejar o seu intercâmbio, com isso você vai conseguir escolher o país, pois dependendo do seu objetivo aquele determinado país não irá se encaixar, por exemplo, a Austrália e Irlanda permitem que você trabalhe durante o seu intercâmbio cursando inglês, já alguns países você poderá apenas estudar.

Planejamento financeiro

Os gastos com o seu intercâmbio variam muito dependendo do destino escolhido e qual o estilo de vida você planeja ter e até a escolha da agência.

Se você conseguir separe um dia e anote todos os seus gastos, veja quais são essenciais e quais você pode diminuir ou até cortar, guarde esse dinheiro para o seu intercâmbio, parece óbvio, mas se você deixar de tomar um café diariamente, em um ano irá economizar por volta de R$ 720.00. Evite comprar coisas que você não precisa só porque está na promoção.

Escolha o destino – País e cidade

Veja os países que você mais gosta, veja o clima, também pesquise sobre o estilo de vida, cultura e gastronomia, pesquise o custo de vida no país e cidade escolhida, se pretende estudar e trabalhar pesquisa se o país permite que estudantes internacionais trabalhem, pois, em alguns países não é permitido trabalhar.

Eu escolhi Newcastle como destino do meu intercâmbio, depois da escolha da cidade pesquisei quais escolas ofereciam curso de inglês para estudantes internacionais, em Newcastle existe apenas 2 escolas, a TAFE e a Newcastle University.

Eu escolhi TAFE por ser mais barato AU 220.00 por semana enquanto na universidade era A$ 420.00. Me arrependi um pouco sobre a escolha da TAFE.Então preste muita atenção no preço x benefícios das escolas, às vezes a mais barata não é a melhor opção.

Escolha o curso e escola e seguro saúde (OSHC)

Primeiro decida cidade, veja os cursos disponíveis nessa cidade, com isso veja as escolas que oferem esse curso. Você já tem um curso em mente? Pesquise sobre esse curso na cidade que você escolheu, com isso você vai saber todas as escolas que possuem esse curso, a partir daí análise o custo e o benefício dessa escola, pesquise sobre ela na internet, verifique se tem uma boa localidade, tem unidades em outros locais e se é permitido trocar de unidade.

Pesquise sobre os planos de saúde. O meu OSCH era o BUPA, eu fui em um clínico, fiz alguns exames de rotina, fui ao ginecologista e oftalmologista e não paguei nada por esses serviços.

Deixe para escolher a agência depois desses passos, porque no meu caso que escolhi Newcastle, várias agências não trabalham com a cidade.

Escolha a agência

Depois vem a escolha da agência, esse passo é muito importante! Você consegue fazer todo o processo sozinho, porém ter alguém que conhece todo o processo do seu lado vai deixar você mais confortável e com certeza te ajudar em tudo que você precisar tanto quando você estiver aqui no Brasil quanto chegar no país escolhido.

Pesquise sobre a agência nos grupos de Facebook, no reclame aqui, uma agência com experiência e histórico pode influenciar e muito na aprovação do seu visto, as que tem boa reputação são mais atenciosas e detalhistas na hora de fazer o pedido do visto e enviar a documentação.

Desconfie de valores muito baixos, as agências normalmente têm valores bem parecidos, o que muda mais é as vantagens e promoções de cada uma, algumas você precisa para uma taxa, outras não, a primeira agência precisei pagar AU 150.00, já com a Tagarela na minha renovação não precisei pagar nada.

Por isso preste muita atenção antes de fechar seu intercâmbio, o prejuízo não será apenas financeiro e também emocional.

Matrícula

As escolas pedem alguns documentos para você realizar a matrícula, a matrícula é realizada antes da aplicação do visto, pois você precisa do COE para conseguir aplicar. Se você contar com ajuda de uma agência, eles vão preparar tudo para você e vão solicitar apenas os documentos necessários, se você fizer por conta própria vai precisar olhar no site do governo do país escolhido e ver todos os documentos necessários.

Documentação para o visto

Após escolher o país, a agência vai te entregar uma lista com os documentos necessários para aplicação do visto, e também solicitar o pagamento do despachante (algumas agências não cobram por esse serviço), taxa do visto, traduções de documentos em alguns casos. Para a Austrália você vai precisar escrever uma carta contando sobre porque você está querendo fazer intercâmbio lá.

Eu escrevi um pouco da minha história, falei que minha irmã já morava lá, que eu gostaria de aprimorar meu inglês para conseguir um emprego melhor quando voltasse para o Brasil (mesmo que não tivesse a intenção de voltar), falei que iria voltar porque meus pais já estavam mais velhos e precisam da minha ajuda.

Eu não tinha nenhum vínculo considerado forte por eles para retornar ao Brasil, mas meu visto foi aprovado. Você também vai precisar de uma comprovação financeira referente a quantidade de meses que você irá ficar por lá, isso varia de país para país, mas a agência vai te informar melhor.Um vínculo forte seria, estar cursando uma faculdade, emprego, imóveis no seu nome.Comprovação financeira.

O dinheiro da comprovação financeira não precisa estar na sua conta, pode estar na de terceiros que irão assinar como seu suporte, no meu caso foi meus pais. Mas para ser seu suporte essa pessoa precisa ser próxima a você, preferencialmente pais ou um parente mais próximo. Se seu curso foi maior que 12 meses, você precisará comprovar 12 meses, caso seja menor o valor da comprovação será proporcional.

Exame médico

Depois do visto aplicado, o governo australiano envia um código no qual você vai usar para fazer a sua consulta e o exame com um médico credenciado. Eu tive que ir até São Paulo, pois na minha cidade não tinha nenhum médico credenciado. A consulta e o exame foram super rápidos e o resultado saiu em 3 dias.

Visto aprovado

Nossa nessa hora, é pura felicidade, foi uma das melhores notícias que eu já recebi, estava tão ansiosa, foi muito bom ouvir “seu visto foi aprovado”. Depois você já pode agendar para tomar a vacina de febre amarela, não esqueça de pegar o comprovante internacional que mostre que você tomou a vacina.

Chegou a hora de comprar passagem aérea. Gosto bastante de usar o Meliuz, eu uso uma extensão deles, então sempre que estou em um site parceiro a extensão avisa, então posso pegar uma parte da compra de volta, essa porcentagem começa de 0,5% e varia muito de loja para loja. Como você está economizando qualquer quantidade que conseguir recuperar é muito importante.

Minha experiência

Depois de muita pesquisa eu fechei meu intercâmbio com a Information Planet de Santos, o atendimento foi ótimo, super atenciosos e sempre respondiam tudo o que eu precisava, o único ponto negativo é que depois de pagar a escola, eles deram um prazo para eu receber o COE e não recebi ele no prazo, sempre que mandava email eles falavam que estava tudo certo porém nada no COE, até que um dia decidi mandar email para a manager da escola (TAFE ) e ela me informou que não tinha recebido o meu pagamento ainda, ai la vai eu entrar em contato com a agência novamente (medo bateu), mas no fim tudo deu certo, demorou cerca de 1 mês para eu receber meu COE.

Gastei em média R$ 25.450,00 com curso, documentação, seguro, visto e agência. A passagem custou A$1,088.56 com a companhia aérea Latam e Qantas, se você é vegetariana ou vegana como eu, pode entrar em contato com a companhia aérea e solicitar refeição especial, essa refeição não terá custos adicionais, mas não esqueça de entrar em contato com antecedência.

Meus gastos em Julho|Agosto de 2018:

traduções-australia

Você sabe o que levar para o seu intercâmbio para a Austrália? Confira o blog, leia sobre isso e veja mais informações sobre como é a vida de um intercambista na Austrália.

QUER SABER MAIS SOBRE O DIA-A-DIA NA AUSTRÁLIA? Baixe o ebook grátis.